Mantenha-se atualizado com nossos informativos

A patologia clínica veterinária abrange muito além da realização e  interpretação de exames hematológicos. Essa ciência estuda a avaliação laboratorial de diversos tipos de amostras biológicas dentre elas: sangue,  urina, fezes, líquidos cavitários, líquor e amostras citológicas de lesões teciduais. O conhecimento das técnicas de coleta, armazenamento e interpretação do exame solicitado é de fundamental importância para o clínico veterinário e com esse objetivo nossa equipe desenvolve periodicamente textos informativos que levam conhecimento prático e teórico sobre os mais diversos temas da rotina laboratorial. 

Informativo 1 - Evitando erros pré analíticos

 

O resultado correto dos exames laboratoriais dependem do controle de três tipos de variáveis: as pré analíticas, as analíticas e as pós analíticas. A fase pré analitica consiste na preparação do paciente, na escolha do recipiente no qual a amostra será encaminhada e de que maneira esse material tem que ser armazenado até sua análise. A fase analítica corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita. A fase pós analitica inicia-se no laboratório e envolve os processos de liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.

Dez, 2014

Informativo 2 - Informativo 2- Uso de Anticoagulantes

Para a preservação de uma amostra biológica de sangue se faz necessário o uso de anticoagulante específico.

Dez,2014

Informativo 3 - Descrição macroscópica de amostra para Histopatologia
 

 Para o encaminhamentodo material para citologia e histopatológico deve conter identificação do material, a forma, medida, coloração externa, consistência e características da superfície externa ou de corte.

 

 

Dez, 2014

Informativo 4 - Classificação das anemias 
 

Quando nos deparamos com o laudo do hemograma muitos deles apresentam anemia e é importante para o clínico conseguir compreender o mecanismo que desencadeia o distúrbio. A partir do momento que conseguimos associar alterações sejam elas morfológicas ou quantitativas ( avaliação dos índices hematimétricos - VGM e CHGM) à determinados tipos de enfermidades fica mais fácil chegar ao diagnóstico definitivo uma vez que consequentemente diminui-se o leque de diagnósticos diferenciais. Os esquemas aqui descritos tem a finalidade de auxiliar os clínicos veterinário na elucidação das anemias apresentadas por seus pacientes. 

 

 

Maio, 2015

  • facebook-square
  • google-plus-square
  • YouTube Basic Black
  • Blogger Basic Black
  • Instagram Basic Black
Horário de Atendimento

 

Segunda à Sexta

8:00 - 18:00

Sábado 

8:00 - 12:00

 

  • Não fechamos para almoço 

  • Plantão 24 horas

© 2015 por VetAnalisa - Laboratório Veterinário